Internacional

Risco de embargo americano à carne paraguaia preocupa Minerva Foods

  • 3/01/2024
    • Share

A ameaça de os Estados Unidos suspenderem as importações de carne bovina do Paraguai está mobilizando a Minerva Foods. Nos últimos dias, a empresa tem feito contatos com autoridades do país vizinho e também brasileiras. O respaldo diplomático dos dois países, notadamente do Brasil, pode pesar na balança para brecar um eventual embargo norte-americano à carne paraguaia.

Na prática, um embargo à própria Minerva. A companhia, que tem como acionistas a família Queiroz e o fundo árabe Salic, domina mais de 50% das exportações de carne do Paraguai. Os Estados Unidos liberaram as importações do Paraguai no início de novembro. Os frigoríficos paraguaios ganharam o direito de embarcar até 6,5 mil toneladas por ano, o equivalente a 10% da cota tarifária para os países sem acordos individuais. A Minerva foi rápida no gatilho e imediatamente fechou um primeiro embarque.

No entanto, mal abriu, essa janela comercial já pode ser fechada, a julgar pelas pressões do Congresso norte-americano, que, inclusive, unem as forças políticas antípodas dos Estados Unidos. Na semana passada, os senadores Jon Tester (Democrata) e Mike Rounds (Republicano) apresentaram um projeto bipartidarista propondo a suspensão das importações de carne bovina do Paraguai. A alegação são questões de ordem fitossanitária e de segurança alimentar.  

#Minerva Foods #Salic

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.