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Marcação cerrada sobre a Pixbet deixa Flamengo em estado de alerta

17/01/2025
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A dificuldade da Pixbet em obter autorização definitiva para operar em todo o Brasil está causando apreensão no Flamengo. Até o momento, a empresa recebeu apenas a licença provisória da Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda. Segundo informações filtradas pelo RR, há pendências referentes à documentação e a garantias apresentadas pelo site.

O impasse junto à Fazenda cria insegurança em relação a suas atividades e acordos comerciais. E, neste último caso, nenhum deles fala mais alto do que o contrato com o Flamengo. A plataforma de apostas é patrocinadora master do rubro-negro, um dos três maiores acordos publicitários já fechados no futebol brasileiro.

Para este ano, o desembolso previsto é de R$ 115 milhões. Em 2026 e 2027, caso a renovação automática seja validada, o valor chegará a R$ 125 milhões. Esse é o “X” da questão. O acordo teria uma série de gatilhos de parte a parte que condicionam a parceria e a sua prorrogação a questões de ordem regulatória e de compliance.

O RR entrou em contato com a Pixbet, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

Ressalte-se que a tabelinha entre a plataforma de bets e o clube vai além de um mero contrato de exposição de marca. A Pixbet é também a operadora da Flabet, site de apostas private label do Flamengo. Ou seja: diante de tamanho entrelaçamento, qualquer soluço da plataforma de apostas pode representar um engasgo de razoáveis proporções para o clube carioca.

Ressalte-se que o Flamengo vive um momento particularmente atípico se comparado aos seus últimos anos de prosperidade. O novo presidente, Luiz Eduardo Baptista, o BAP, ex-CEO da SKY no Brasil, assumiu o clube com elevada projeção de recebíveis ao longo do ano, mas com poucos recursos em caixa para o curtíssimo prazo. O orçamento oficial divulgado publicamente indica que o rubro-negro iniciou 2025 com apenas R$ 3 milhões em caixa, contra R$ 138 milhões em janeiro de 2024.

Por ora, o que há na Gávea é um sinal de alerta. A Pixbet tem um prazo de aproximadamente 30 dias, prorrogável por igual período, para atender às exigências da Fazenda e obter a autorização definitiva para atuar em todo o território nacional. Até o momento, 14 plataformas de bets já receberam o registro permanente da Secretaria de Prêmios e Apostas, válido por cinco anos.

No curto prazo, o receio na diretoria do Flamengo é que uma eventual demora na obtenção do aval possa provocar atrasos no pagamento do contrato de publicidade. O enrosco da Pixbet, inclusive, extrapola as fronteiras do Executivo e passa também pelo Judiciário. A plataforma buscou brechas legais para operar nacionalmente a partir de uma licença junto à Loterj (Loterias do Estado do Rio de Janeiro). No entanto, o ministro do STJ André Mendonça rejeitou um recurso da própria estatal, impedindo a atuação em todo o Brasil de casas de apostas que têm apenas autorizações estaduais.

#Flamengo #Pixbet

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