O greenwashing da Petrobras

  • 21/02/2022
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A doação de R$ 1 milhão para as vítimas da tragédia de Petrópolis (RJ) anunciada pela Petrobras está mais para uma operação de greenwashing do que para uma ação social à altura da estatal. Para efeito de comparação, a cifra equivale a 6,25% do que a empresa desembolsa anualmente com seus oito diretores, ou seja R$ 2 milhões per capita entre remunerações, impostos, previdência privada, plano de saúde e outros benefícios – isso sem contar os bônus, que podem passar de dez salários. Se confrontada com os dividendos pagos pela companhia em 2021 (R$ 63,4 bilhões), a ajuda aos moradores de Petrópolis vira uma migalha: 0,0015% do lucro distribuído aos acionistas. Em meio à catástrofe, qualquer doação é muito bem-vinda, mas, para a maior empresa sediada no Rio de Janeiro, a cifra demonstra muito mais a disposição de fazer um brilhareco do que verdadeira compaixão.

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