Warning: Undefined array key 0 in /home/relatorioreservado/www/wp-content/themes/relatorio-reservado/components/materia.php on line 12

Warning: Attempt to read property "cat_name" on null in /home/relatorioreservado/www/wp-content/themes/relatorio-reservado/components/materia.php on line 12

Editora Abril busca uma plataforma para o futuro

  • 23/07/2018
    • Share

A Editora Abril caminha para um processo de recuperação judicial, segundo incontestável fonte do setor. A empresa tem problemas operacionais e financeiros agudos. A própria chegada da Alvarez & Marsal indica esta direção: não há outra justificativa para a contratação da consultoria, praticamente sinônimo do expediente. À primeira vista, a medida assusta, até porque é inevitável uma sangria no corpo de funcionários. Mas, em alguns casos, a recuperação pode ser literalmente a redenção.

A Abril, que, ao contrário da Globo, se atrasou em demasia na migração do conteúdo impresso para o meio digital, apostou suas fichas no papel e não se desenvolveu nas redes ou em novos modelos de negócios, como o streaming, está sendo obrigada a se reestruturar e virar a mesa de toda a operação. Está previsto o enxugamento da carteira de publicações. Com garantia de continuidade, somente os cavalos geradores de caixa: Exame, Claudia e Veja. A janela para o futuro passa pela adequação do parque gráfico, da distribuidora de publicações próprias e de terceiros, a mudança de perfil do profissional com cortes e vendas.

No melhor dos cenários, a Abril passaria a ser a primeira “editora de magazines digital puro sangue” do Brasil e quiçá das Américas. O conteúdo permaneceria com alta qualidade, mas as imagens passariam por uma verdadeira revolução, com a adoção da tecnologia de animação. Um exemplo: os álbuns de figurinha, que já foram uma tradição da Abril, poderiam ser adaptadas para a animação. As revistas em quadrinho – a Abril acabou com a linha Disney – poderiam retornar seguindo o mesmo caminho. Procurada pelo RR, a Editora Abril não quis se pronunciar. A Editora se tornaria disruptiva no mercado, mantendo-se como uma mídia influente e revalorizando o seu conteúdo. O segredo seria o uso do meio digital com movimento, animação, interatividade. O primeiro passo, e o mais difícil, é assumir que a Abril não é uma companhia de papel, não obstante tenha se preparado desde sempre para ser uma revisteira. Se não mudar vai dançar. A boa nova é que a metamorfose está em curso.

#Editora Abril

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.

Rolar para cima