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Magazine Luiza avança sobre Tele-Rio e Leader

  • 22/07/2010
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Após sacramentar a compra da Lojas Maia, Luiza Helena Trajano marcha na direção do Rio de Janeiro. A empresária trabalha para fechar sua primeira aquisição no mercado carioca. O Magazine Luiza estaria em conversações com a Tele-Rio, controlada pela família Sequeiros, e com a Leader Magazine, pertencente ao empresário Newton Gouvêa e herdeiros. O JP Morgan seria o intermediário das gestões. Na hipótese de uma dupla aquisição, o Magazine Luiza terá, logo na partida, uma operação de fôlego no Rio de Janeiro. Leader Magazine e Tele-Rio somam 57 lojas no estado, superando os 55 estabelecimentos da Máquina de Vendas, leia-se Ricardo Eletro e Insinuante. A empresa de Luiza Helena Trajano adicionaria cerca de R$ 1 bilhão ao seu faturamento anual, hoje na casa dos R$ 5 bilhões. Procurada pelo RR ? Negócios & Finanças, o Magazine Luiza informou que não há novas aquisições em andamento. Leader e Tele-Rio, por sua vez, negaram qualquer negociação com a rede de Luiza Helena Trajano. Nos últimos anos, a Tele- Rio tornou-se alvo constante de grandes redes varejistas ? a própria Máquina de Vendas teria sondando a empresa recentemente. A família Sequeiros sempre rechaçou o assédio da concorrência. Muito em razão da resistência do patriarca e acionista majoritário da companhia, João Pereira de Sequeiros, que faleceu no início deste mês. A perda do empresário coloca um ponto de interrogação no futuro da Tele-Rio. A rede varejista enfrenta notórios problemas de escala e não tem o mesmo fôlego para acompanhar os pesados investimentos feitos pela concorrência. Em contrapartida, além de uma marca tradicional, tem a seu favor lojas localizadas em pontos estratégicos, sobretudo na capital, exatamente o ativo que mais interessa ao Magazine Luiza. No caso da Leader, a aquisição exigiria uma ginástica extra do Magazine Luiza com o objetivo de adaptar as lojas e o portfólio da empresa ao seu modelo de operação. Não obstante ter feito uma inflexão comercial nos últimos anos, com a venda de eletroportáteis, o ponto forte da rede varejista fluminense são os segmentos de roupas, calçados e artigos de cama, mesa e banho. Já o Magazine Luiza se concentra em eletroeletrônicos, equipamentos de informática e móveis. Ainda assim, a adaptação das lojas teria um custo pequeno vis-a -vis os benefícios geoeconômicos que a empresária Luiza Helena Trajano vislumbra na compra da Leader Magazine. Além do Rio de Janeiro, o Magazine Luiza herdaria lojas em Minas Gerais, Espírito Santo e em cinco estados do Nordeste.

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