Relações Internacionais

Camarão provoca alergia nas relações entre Brasil e Equador

  • 27/03/2025
    • Share

Há um engasgo nas relações diplomáticas entre o Brasil e o Equador. O governo do presidente Daniel Noboa fez chegar ao Itamaraty ameaças de retaliação a produtos brasileiros, notadamente grãos e carne. Trata-se de uma represália pela decisão do Brasil de suspender as importações de camarão do Equador, em vigor desde dezembro. A medida foi um duplo golpe para os equatorianos.

Primeiro pelo fato de o Brasil ser o principal comprador dos crustáceos produzidos no país vizinho, o equivalente a mais de 40% das exportações. Além disso, um parecer dos Ministérios da Agricultura e da Pesca levantou uma série de inconformidades de ordem sanitária contra os produtores de camarão equatoriano, o que já começa a ter impacto nas vendas para outros países. Para todos os efeitos, o Brasil promete retomar as importações assim que os carcinicultores equatorianos cumprirem as exigências sanitárias.

No entanto, o entendimento do governo equatoriano é que tudo não passa de um teatro que teria como objetivo de atender ao lobby dos próprios produtores brasileiros para brecar a entrada de crustáceos importados. Ressalte-se que, no ano passado, o Brasil teve um superávit na balança comercial com o Equador da ordem de US$ 850 milhões.

#Equador

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2025.

Rolar para cima