Estradas e ferrovias entram no mapa da Sumitomo

  • 13/12/2013
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Da terra do sol nascente surge um forte candidato a s próximas licitações de rodovias federais. A Sumitomo está decidida a investir no setor. O movimento é parte de um projeto mais amplo: a companhia nipônica pretende montar uma operação integrada de logística no Brasil, unindo sua porção trading a  gestão de rodovias, ferrovias e terminais portuários. Tudo gira em torno de seu maior negócio no país: o transporte de commodities agrícolas e minerais, que responde por mais de 70% da receita e 90% do lucro da Sumitomo no país. Os japoneses entendem que podem reduzir seus custos e amplificar sua rentabilidade entrando nos demais elos da cadeia logística. A Sumitomo planeja ter apenas participações minoritárias nas concessões de rodovias, algo entre 10% ou 15% dos consórcios. Procurada pelo RR, a Sumitomo informou que seus planos para o setor de infraestrutura no Brasil “se encontram na fase de estudos”. Os japoneses já botaram o pé na estrada em busca de companheiros para esta viagem. Teriam mantido conversações com a Triunfo Participações e com a conterrânea Itochu, sua parceira em investimentos na área de logística na asia. No caso da Triunfo, haveria, inclusive, a possibilidade de a Sumitomo desembarcar na concessão das BR-060-153-262, que liga Brasília a Belo Horizonte, recém-arrematada pelo grupo brasileiro. A investida da Sumitomo em infraestrutura de transportes deverá ser feita por meio de fundos administrados por gestoras já vinculadas ao grupo japonês. A trading já adota este modelo para projetos congêneres na asia. O formato facilita a captação de recursos e a entrada de outros investidores. Este fundo ficará diretamente responsável pelos aportes, seja através dos futuros leilões do setor, seja com a compra de participações em empresas já constituídas ? caso da possível associação com a Triunfo.

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