Política externa

Mais um enrosco à vista no Mercosul

  • 12/08/2024
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Na última quarta-feira, chegou ao Itamaraty a informação de que o governo da Argentina pretende aumentar, a partir de setembro, o pedágio cobrado para as embarcações que circulam na Hidrovia Paraná-Paraguai dentro do seu território. O valor para cargas internacionais, hoje de US$ 3,00 por tonelada, deverá passar para US$ 5,00. O que chama atenção mesmo é a derrama na navegação de cabotagem: segundo as notícias que correm no Itamaraty, o governo Milei quer aumentar a cobrança dos mesmos US$ 3,00 para US$ 800 por tonelada, uma “inflação” superior a 26.000%.

Caso se confirme, esse reajuste da tarifa para a navegação de cabotagem terá um impacto considerável sobre os custos logísticos nas trocas comerciais entre os dois países. Ressalte-se que essa não é uma polêmica recente nem uma briga exclusiva do Brasil. O imbróglio se arrasta desde o governo de Alberto Fernandez, que instituiu a taxa. Assim como o Brasil, Uruguai e Paraguai também consideram a cobrança ilegal e pressionam a Argentina pela sua extinção. Assim como a gestão Fernandez, o governo Milei faz que não é com ele

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