Investimento

Itaú não merecia que tamanho sucesso fosse tão efêmero

  • 8/05/2024
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“Dilema de Itaú”: a doação do banco para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul foi única e exclusivamente uma ajuda humanitária ou, em grande parte, uma reação às pressas diante das críticas pelo patrocínio ao show de Madonna no Rio? Pura falta de sorte. Em termos reputacionais, não poderia ter havido um timing menos apropriado para a grande exposição institucional do Itaú. Por uma triste coincidência, o estardalhaço publicitário se deu em meio à tragédia gaúcha. Para piorar: quase que simultaneamente, o banco dos Setúbal anunciou um lucro trimestral de R$ 9,7 bilhões.

As redes sociais, essa trituradora de capital reputacional, não perdoaram e jogaram tudo junto no liquidificador – Madonna, resultado bilionário e a doação ao Rio Grande do Sul -, em uma mistura ácida para a imagem do Itaú. O próprio valor da ajuda aos gaúchos, de R$ 10 milhões, acabou se voltando contra o banco, seja pela comparação ao cachê da cantora, R$ 17 milhões, seja pelo balanço trimestral – a doação correspondeu a 0,1% dos ganhos reportados. É um daqueles raros casos em que o lucro – tangível e intangível – acaba sendo interpretado como prejuízo.

#Itaú #Madonna

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