Buscar
Empresa
A entrada da holandesa Prosus no mercado brasileiro de agências de viagens online tem sido motivo de preocupação para grandes players do setor, como a CVC, de Guilherme Paulus. Tudo leva a crer que o grupo não vai se limitar à aquisição da Despegar, controlada da Decolar.com no Brasil, um negócio de US$ 1,7 bilhão. A julgar pelo track records, por trás da operação está um projeto de concentração de mercado, com a compra de outras empresas de e-commerce do setor.
É exatamente a receita do iFood, também controlado pela Prosus. Impulsionada por aquisições, a plataforma já acumula mais de 70% de market share no segmento de delivery de refeições no Brasil. É quase impossível concorrer com o iFood, vide a decisão da gigante Uber Eats e do supermercado digital mexicano Justo de deixar o país.
Dificilmente a Prosus vai conseguir chegar a esse patamar no setor de viagens, mais pulverizado. A Decolar tem hoje uma participação de mercado em torno de 15%. Mas muito provavelmente os holandeses vão abrir o caixa para comprar market share. Para não falar da repetição de expedientes controversos usados no iFood, como a imposição de acordos de exclusividade a restaurantes parceiros.
Todos os direitos reservados 1966-2025.