fbpx

Será instalada amanhã, a comissão mista com 15 deputados e 15 senadores que analisará a reforma tributária. A decisão foi tomada após reunião dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, com o ministro Paulo Guedes na manhã de hoje. As propostas do governo para a reforma serão encaminhadas à comissão, que terá três meses de duração, contando o período de recesso parlamentar.

Será papel da comissão conciliar as propostas sobre o tema que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado. Entre os pontos de discussão para unificação de propostas das duas Casas estão: unificação de impostos, ente responsável pela definição de alíquotas, imposto seletivo com alíquotas diferenciadas e incentivos e desonerações.

Com a criação da comissão mista no apagar das luzes de Natal do Congresso, Maia e Alcolumbre querem passar o recado de que os parlamentares poderão chegar a um consenso  em relação à reforma tributária – algo que há 30 anos os governos tentam , mas sem sucesso.

Percepção do consumidor

Pesquisa global realizada pela Salesforce com 6.000 pessoas em nove países, incluindo o Brasil, revela que há uma lacuna entre o aumento das expectativas do consumidor e a experiência oferecida hoje pelos setores de saúde. De acordo com o estudo, 47% dos brasileiros acreditam que as empresas de assistência médica estão mais focadas em suas próprias necessidades e não nas do consumidor.

Os resultados divulgados hoje devem servir para balizar a conduta de seguradoras de saúde, empresas farmacêuticas e prestadores de serviços médicos e sugerem que o setor tem que colocar os pacientes no centro dos negócios.

Inflação

O Banco Central apresenta amanhã o Relatório Trimestral da Inflação (4Q). A previsão é que a instituição confirme a alta projetada anteriormente, com crescimento ainda tímido da economia – inflação acumulada de 3,8% e PIB de 1,10%.  Carne e matérias-primas agropecuárias foram os principais responsáveis pela pressão inflacionária no período.

Também amanhã:

Conselho Monetário

Acontece a última reunião do ano do Conselho Monetário Nacional (CMN), do Banco Central. Na pauta de discussão, atividade econômica, nível de inflação e taxa de juros.

Finanças públicas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga informe sobre finanças públicas do governo geral (federal, estadual e municipal) referentes a 2018. A partir dos dados do relatório será possível saber a real necessidade de financiamento do governo.

Sondagem da Indústria

Sai a prévia da Sondagem da Indústria de dezembro de 2019, do IBRE FGV que deve confirmar tendência de alta no Índice de Confiança da Indústria (ICI) registrada desde o mês passado.

Informações estratégicas

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados   debaterá, em seminário em Porto Alegre (RS), o impacto das privatizações das estatais Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência), consideradas estratégicas por operar bancos de dados contendo informações de milhões brasileiros.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.