fbpx
17.04.20

Economia e isolamento social

Termômetro

POLÍTICA

Economia e isolamento social

Os próximos dias verão se aprofundar o debate sobre cronograma para afrouxamento de medidas de isolamento, visando retomada econômica, não somente no Brasil como nos Estados Unidos e na Europa.

O movimento terá como pano de fundo, no entanto – e fator decisivo – a curva do coronavírus. A aposta mais certa não é de nenhuma ação imediata ou mesmo no curto prazo e, sim, de diretrizes que apontem nesse sentido, como tenta fazer, com idas e vindas, o presidente Trump.

A Europa parece em estágio mais avançado, com recuos na curva de contaminação, enquanto os EUA tem batido recordes diários de mortes e, no Brasil, espera-se forte crescimento de casos ao longo do mês de abril, cenário que pode ficar patente já no final de semana e inicio da semana que vem. Permanece em aberto, ainda, qual será a linha adotada pelo novo ministro da saúde e como ele lidará com o conflito entre o presidente e a ampla maioria dos governadores.

Congresso unido?

Se união de Câmara e Senado no repúdio a ataques do presidente Bolsonaro a Rodrigo Maia se confirmar na votação de pautas importantes para o governo – como já ocorreu hoje com a MP do contrato verde amarelo – tendência é de que o Planalto perca o controle das medidas de estímulo econômico. O grande teste será a votação, no Senado, de projeto de auxílio a estados.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.