Empresa

VLI busca um atalho para renovação antecipada da FCA

  • 17/05/2024
    • Share

Pode ser que sim, pode ser que não. Na tentativa de obter a renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica, a VLI teria levado uma proposta sui generis ao Ministério dos Transportes. A empresa – leia-se Vale e Brookfield, com a luxuosa companhia da BNDESPar no capital – estaria disposta a pagar uma compensação financeira à União para devolver o trecho da linha férrea na Bahia. São 2,3 mil quilômetros de pura confusão. As autoridades baianas acusam a VLI de ter sucateado deliberadamente a porção da FCA no estado para jogar a operação de volta no colo do governo. O próprio Ministério dos Transportes cobra da empresa a retomada dos investimentos na Bahia, hoje o principal nó para a prorrogação do contrato, que vence em 2026. Mesmo com o aceno de pagamento de uma indenização, a proposta da VLI encontra resistências dentro da Pasta. A começar pelo próprio Renan Filho. O ministro é o principal defensor no governo da estratégia de repactuação dos contratos de concessão já em vigor em troca de novos investimentos. Procurada pelo RR, a VLI não se pronunciou.

#VLI

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.