Destaque

Suspeições e atritos com o governo português ameaçam travar pagamento da TAP para a Azul

  • 16/10/2024
    • Share

“Amigável”, adjetivação usada pela própria Azul, está longe de ser o termo mais adequado para se referir à negociação com a TAP. Segundo o RR apurou, as tratativas são cercadas de tensão. O governo português tem se recusado a pagar a cifra de R$ 1,2 bilhão cobrada pela companhia brasileira. O imbróglio se refere a um empréstimo feito à TAP em 2016. Para início de conversa, as autoridades portuguesas contestam o valor exigido pela Azul, assim como as garantias atreladas ao financiamento.

Além disso, de acordo com a mesma fonte, lançam suspeições sobre toda a operação, por conta da interseção societária entre as duas companhias à época do empréstimo. Na ocasião, a TAP era controlada por David Neeleman, fundador e acionista da Azul. Ou seja: foi um negócio feito de Neeleman para Neeleman. Sua gestão reconheceu no balanço da TAP um empréstimo obtido junto a uma companhia ligada a ele próprio.

Ressalte-se que a administração de David Neeleman e a relação entre a TAP e a Azul nesse período foram alvos de uma Comissão Parlamentar de Inquérito no Congresso português, concluída no ano passado. Nos bastidores, dirigentes da empresa brasileira contra-atacam. Há quem diga que o governo português age com uma certa dose de má fé e se vale de manobras para deliberadamente procrastinar o pagamento da dívida.

Seria uma forma de evitar que a eventual saída desse dinheiro do caixa contamine o processo de (re) privatização da TAP. Procurada, a Azul não quis se pronunciar.

O recebimento do R$ 1,2 bilhão a que a Azul alega ter direito é fundamental para a sua reestruturação financeira. A companhia conta com esses recursos para recompor seu caixa. Recentemente, a Azul deu um passo importante ao fechar um acordo com arrendadores de aeronaves e fabricantes de equipamentos originais, que converterão parte dos créditos em ações.

Com isso, conseguirá reduzir seu passivo em aproximadamente R$ 3 bilhões. A direção da Azul considera o encaixe de todas essas peças vital para a fusão com a Gol. Entre as duas combalidas empresas há uma preocupação em comum: sentar à mesa de negociações com o menor nível possível de fragilidade.

#Azul #TAP

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.