Destaque

Softbank puxa a diáspora de sócios da Loggi

  • 26/07/2024
    • Share
A Loggi, um dos unicórnios made in Brazil, está sobre o balcão. Há informações no mercado de que os principais acionistas da startup de encomendas expressas saíram em busca de compradores para a sua posição no capital. A fila é puxada pelo Softbank, exatamente o investidor de maior peso na empresa.
O gigante nipônico do venture capital participou das três últimas rodadas de capitalização da Loggi – Séries B, C e D -, quando a companhia levantou mais de US$ 460 milhões. Outros acionistas, como Monashees, Capsur Capital, Advent e Microsoft, também estão na ponta vendedora. Como o próprio movimento sincronizado sugere, não se trata de uma mera decisão de desinvestimento.
A revoada reflete o descontentamento dos fundos com a gestão e a performance da Loggi. Alguns desses investidores, a começar pelo próprio Softbank, teriam, inclusive, recusado a hipótese de um novo aporte. Consultada pelo RR sobre a iminente saída de acionistas, a Loggi disse que “não comentamos informações de mercado”.
Fundada pelos investidores Fabien Mendez e Arthur Debert em 2013, a Loggi é um exemplo da dor e delícia de ser uma startup no Brasil. No caso, mais dores do que delícias. A empresa surfou na gigantesca onda do e-commerce, transformando-se em um xodó de grandes fundos de venture capital. No lançamento da Série C, em junho de 2019, ganhou o carimbo de unicórnio.
Quase dois anos depois, em março de 2021, na última capitalização realizada, foi avaliada em quase US$ 2 bilhões. Em contrapartida, a Loggi foi uma incineradora de recursos por quase uma década. Somente atingiu seu breakeven em dezembro de 2023, segundo a própria Loggi informou ao RR. Teve ainda falhas estratégicas durante o seu percurso e foi obrigada a fazer ao menos duas pesadas levas de demissões, em 2022 e 2023. E, principalmente, sofre com problemas de ordem trabalhista, como praticamente todas as startups intensivas em mão de obra nestes tempos de “uberização” das relações laborais.

#Loggi #SoftBank

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.