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Infraestrutura
O governo Lula quer arrancar do fundo do rio um projeto que, entre idas (muitas) e vindas (poucas), já leva mais de 50 anos: a construção e posterior concessão da hidrovia Tocantins-Araguaia. O Ministério da Infraestrutura e o DNIT pretendem realizar, ainda neste semestre, as três primeiras audiências públicas, ponto de partida para o empreendimento deslanchar. São quase dois mil quilômetros navegáveis, cortando seis estados. A implantação da nova via fluvial é um pleito, sobretudo, do agronegócio e do setor de mineração. Do lado dos possíveis candidatos à gestão, a Hidrovias do Brasil, leia-se Pátra Investimentos, já sinalizou o interesse no negócio.
No ano passado, o transporte de cargas na bacia do Tocantins-Araguaia cresceu 13% em relação a 2021. Estima-se que esse indicador pode ser multiplicado por quatro com a implantação da hidrovia. Mas há os senões: o empreendimento enfrenta a resistência de ambientalistas, pelo impacto da construção da via sobre ribeirinhos, quilombolas e territórios indígenas.
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