Buscar
Warning: Undefined array key 0 in /home/relatorioreservado/www/wp-content/themes/relatorio-reservado/components/materia.php on line 12
Warning: Attempt to read property "cat_name" on null in /home/relatorioreservado/www/wp-content/themes/relatorio-reservado/components/materia.php on line 12
Como se não bastasse sua grave crise financeira, a tradicional Universidade Candido Mendes parece estar no centro de um cizânia familiar. Segundo fonte do próprio Conselho Nacional de Educação (CNE), o professor Candido Mendes de Almeida enviou um documento ao colegiado solicitando a transformação da universidade em centro universitário. O downgrade possibilitaria a flexibilização de uma série de exigências, do número de cursos oferecidos ao percentual de professores sob contrato em regime integral – algo que viria a calhar dada a delicada situação do grupo.
No entanto, poucos dias depois, outro documento chegou ao CNE, desta vez assinado por herdeiros de Candido Mendes. A família diz discordar do pleito e solicita que a Candido Mendes siga com o status de universidade. Segundo a mesma fonte, farejando algo de estranho no ar, na última terça-feira o CNE decidiu despachar o assunto para a Secretaria de Regulação do Ensino Superior do Ministério da Educação. Consultada, a Universidade Candido Mendes não quis se pronunciar.
A esta altura, um eventual contencioso entre Candido Mendes, 92 anos, e sua família, com todos os traumas e desdobramentos que uma situação como essa provoca, seria uma ameaça contundente à sobrevivência da Universidade Candido Mendes. Mais até do que a deterioração financeira da empresa. Com uma dívida de R$ 400 milhões, a universidade entrou com pedido de recuperação judicial em maio.
Todos os direitos reservados 1966-2024.