Infraestrutura

Nem TCU consegue apaziguar negociação entre Mato Grosso e Bahia

  • 1/04/2024
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Nem mesmo a entrada em cena do TCU parece ser capaz de resolver o imbróglio entre o Mato Grosso e a Bahia referente à venda de um pacote de ativos ferroviários. A Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos, uma espécie de Câmara de Arbitragem intraestado criada pelo Tribunal de Contas em 2022, já prorrogou sua atuação no caso por duas vezes, mas nada de se chegar a um consenso. O enrosco envolve a transferência de 40 trens e de equipamentos do que seria o VLT de Cuiabá para o governo da Bahia. O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, fixou o valor em R$ 1,2 bilhão. Por sua vez, o governador baiano Jerônimo Rodrigues fez uma oferta de R$ 600 milhões e diz que não paga um centavo a mais. O argumento é que os trens, ainda que comprovadamente em condições de operação, estão defasados. Comprados em 2012 junto à espanhola CAF, os equipamentos seriam utilizados na instalação do VLT de Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014. O Brasil já perdeu outros dois mundiais, e o projeto nunca saiu do papel.

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