Ministério da Saúde precisa de uma imunização cibernética

  • 8/10/2021
    • Share

Segundo uma fonte do Tribunal de Contas da União, a Corte deverá realizar uma ampla auditoria em toda a estrutura de TI do Ministério da Saúde. Há indícios de falhas graves na plataforma da Pasta. O sinal de alerta veio da inspeção realizada recentemente pelo próprio TCU no Conecta SUS, que interliga o Sistema Único de Saúde.

A averiguação escancarou uma série de fragilidades (24 riscos significativos) na proteção dos dados do SUS, que lançam dúvidas sobre a segurança dos sistemas da própria Pasta. Procurado pelo RR, o Tribunal de Contas limitou-se a informar que a inspeção do Conecta SUS é “objeto do processo TC 017.774/2020-9”. Perguntado especificamente sobre uma nova auditoria em todo o sistema do Ministério, o TCU não se manifestou.

Também consultada, a Pasta da Saúde não se pronunciou. Como se não bastasse a auditoria no Conecta SUS, o histórico recente coloca o Ministério da Saúde como um dos principais focos de vulnerabilidade na segurança cibernética do Estado brasileiro. Em novembro do ano passado, senhas que davam acesso aos dados de 16 milhões pacientes de Covid-19 vazaram na internet. Poucas semanas depois, uma nova falha expôs informações pessoais de 243 milhões de brasileiros cadastrados no SUS.

#Conecta SUS #Ministério da Saúde

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.