Empresa

Itaminas deixa uma porta entreaberta para a venda do controle

  • 25/09/2023
    • Share

A família Paz, dona do Grupo Itaminas, vem mantendo conversações com investidores interessados na compra do controle da empresa. Segundo fonte próxima à companhia, a antiga relutância do clã à venda da mineradora arrefeceu. A realidade tem falado mais alto. Nos últimos anos, a Itaminas, que produz mais de 6,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, passou a enfrentar uma difícil situação financeira, com um passivo da ordem de R$ 1,6 bilhão.

Há cerca de dois anos, a empresa firmou um Negócio Jurídico Processual (NJP) com a AGU para a repactuação de R$ 1,2 bilhão em dívidas, a maior parte de natureza previdenciária. Ainda que a duras penas, o acordo vem sendo cumprido. O termo assinado com a AGU afastou o risco de penhora de bens do clã, entre os quais o Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), a menina dos olhos do empresário Bernardo Paz, acionista da Itaminas e fundador do museu.
Em contato com o RR, a mineradora confirma que “com frequência, aparecem interessados em comprarem a Itaminas”.

A empresa diz ainda que “o presidente da Itaminas, Cristiano Paz, é que tem conversado e representado os interesses da família.” Na última semana, em Minas Gerais, circularam informações de uma possível negociação com Argeu Géo. Empresário influente no estado, Géo mantém investimentos no setor agrícola e na área de seguros e foi um dos fundadores do Banco Pottencial, que posteriormente deu origem ao Banco Neon. Procurado pelo RR, Argeu Géo disse “não ter conhecimento do assunto”. A Itaminas, por sua vez, negou as tratativas com o empresário.

#Banco Neon #Grupo Itaminas

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.