Itamaraty monta força-tarefa pelos estudantes brasileiros

  • 12/07/2021
    • Share

O Ministério das Relações Exteriores acionou suas representações internacionais na tentativa de resolver o grave problema dos estudantes brasileiros que têm sido barrados em diversos países da Europa por conta da pandemia e correm o risco de perder suas bolsas. Segundo o RR apurou, as primeiras tratativas diplomáticas bateram contra um muro. Os governos da Espanha, da Itália e da Alemanha, por exemplo, têm sido taxativos: somente autorizarão a entrada dos alunos já imunizados contra a Covid-19.

O problema tende a se agravar a partir de setembro, com o início do ano letivo na Europa. Diante da situação, o Itamaraty, com o auxílio do Ministério da Educação, tenta um plano B, que seria conseguir a extensão da validade das bolsas de estudos já conquistadas. Estima-se que existam mais de mil estudantes e pesquisadores impossibilitados de ingressar ou mesmo voltar a universidades europeias.

O governo Bolsonaro transformou o Brasil em pária do mundo. Procurado, o Ministério confirma que “pediu às embaixadas na Alemanha, Dinamarca, Espanha, França e Itália que reforcem negociações com os governos desses países para facilitar a entrada de brasileiros que já cursam em instituições de ensino locais”. O Itamaraty diz ainda que “vem fazendo o possível para alcançar solução satisfatória e seguirá realizando contatos com autoridades competentes para que considerem a adoção de medidas alternativas que permitam a retomada da emissão de vistos a estudantes e acadêmicos brasileiros.”

#Ministério das Relações Exteriores

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.