Flamengo implode projeto de nova liga no futebol brasileiro

  • 1/10/2021
    • Share

A nova liga com os grandes clubes brasileiros está se esfarelando antes mesmo da sua criação. O motivo para a iminente implosão do projeto vem, em grande parte, da recente aprovação da Lei do Mandante, que permite a venda individual dos direitos de transmissão. Segundo o RR apurou, o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, estaria se aproveitando da lei recentemente sancionada por Jair Bolsonaro para esvaziar o modelo de negociação em bloco dos contratos com a TV – uma das premissas, se não a maior razão para a criação da liga. Ao contrário da maioria dos demais dirigentes, Landim seria defensor não apenas da venda isolada dos direitos, clube a clube, mas também da pulverização dos acordos em diferentes plataformas.

Há muito nas entrelinhas dessa postura. Na prática, seria uma maneira de brecar um contrato com um único player detentor de várias mídias (TV aberta, fechada, pay peview e streaming, por exemplo) a partir de 2024, quando se encerram os acordos atualmente em vigor. Procurado pelo RR, o Flamengo não quis se pronunciar. O Flamengo joga um jogo só dele.

O que se diz nos bastidores é que o clube já estaria mantendo conversas paralelas com plataformas de streaming, a exemplo da Amazon, para a venda de forma individual dos direitos de transmissão. O Flamengo estima que, dessa forma, poderia arrecadar até 30% a mais do que repartindo o bolo com os demais clubes dentro da liga. A postura de Rodolfo Landim transformou as discussões em torno da criação da nova liga em um “nós contra ele”. As divergências têm sido constantes. Segundo o RR apurou, ao menos duas recentes reuniões virtuais acabaram em bate-boca. De acordo com a mesma fonte, os principais antípodas do Flamengo, e de Landim, têm sido dirigentes do Palmeiras e do Atlético-MG. Consultados, os clubes paulista e mineiro também não quiseram se manifestar.

#Flamengo #Jair Bolsonaro

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.