Direção de Docas caminha sobre a prancha

  • 17/11/2021
    • Share

A diretoria da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) está na corda bamba. O Ministério da Infraestrutura estaria discutindo a possibilidade de mudanças na gestão da estatal, vinculada à Secretaria Nacional de Portos. Trata-se de um assunto sensível: o troca troca atingiria, inclusive, o presidente da CDRJ, o vice-almirante da Marinha Francisco Magalhães Laranjeira. A direção de Docas está pressionada pelo relatório divulgado pelo TCU.

No paper, o Tribunal de Contas cita uma “situação financeira frágil”, agravada por prejuízos acumulados de R$ 3,4 bilhões. Menciona ainda “desequilíbrio entre as receitas patrimoniais e tarifárias” e “atuação deficiente do departamento jurídico nos processos trabalhistas” (a estatal carrega um passivo nessa área superior a R$ 370 milhões).

Consultado, o Ministério de Infraestrutura informou que, no primeiro semestre de 2021, os portos do Rio tiveram “crescimento de 28,5% em relação ao mesmo período do ano passado e o melhor resultado nos últimos cinco anos com 30,6 milhões de toneladas movimentadas”. Sobre os prejuízos operacionais e as “fragilidades” citados pelo TCU, nenhuma palavra. Quando perguntada especificamente sobre a possível mudança na direção de Docas, a Pasta não respondeu nem que “sim” nem que “não”. Mas explicou ao RR todos os trâmites e etapas para a substituição dos dirigentes da estatal, mencionando, inclusive, a Casa Civil. Curioso.

#Casa Civil #Ministério da Infraestrutura

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.