Buscar
Empresa
Haja Neosaldina! O RR ouviu de uma fonte enfurnada nos negócios do setor varejista que o processo de integração da Extrafarma está causando cefaleia crônica nos executivos da Pague Menos. As sinergias operacionais entre as duas redes não teriam atingido a dosagem estimada pelo grupo cearense. O binômio sobreposição geográfica e baixa lucratividade está obrigando a Pague Menos a ceifar parte da Extrafarma.
Até o momento, a já fechou 36 drogarias da bandeira, comprada ao Grupo Ultra em 2022, e não deve parar por aí. Além disso, a companhia tem sido forçada a lidar com um indesejável efeito colateral: o aumento da alavancagem financeira. A compra da Extrafarma jogou a relação dívida líquida/Ebitda para 3,1 vezes, bem acima do padrão histórico da Pague Menos.
O grupo já conseguiu baixar essa sarrafo para 2,4 vezes. Todo o esforço, segundo a informação que chegou ao RR, é para voltar até o fim do ano aos níveis pré-Extrafarma, ou seja, uma dívida de curto prazo equivalente 1,5 vez o Ebitda. O RR entrou em contato com a Pague Menos, mas a empresa não quis se pronunciar.
Todos os direitos reservados 1966-2025.