Warning: Undefined array key 0 in /home/relatorioreservado/www/wp-content/themes/relatorio-reservado/components/materia.php on line 12

Warning: Attempt to read property "cat_name" on null in /home/relatorioreservado/www/wp-content/themes/relatorio-reservado/components/materia.php on line 12

Ciro mira no renascimento da construção pesada

  • 22/05/2018
    • Share

Ciro Gomes pretende incluir em seu programa de campanha um plano para o ressurgimento da indústria nacional da construção pesada. O assunto é conduzido por Roberto Mangabeira Unger, um dos principais estrategistas da candidatura de Ciro à Presidência. O que está em jogo, ressalte-se, não é um waiver coletivo aos delitos do passado, mas, sim, a aceleração dos processos de leniência, com as devidas punições dos malfeitores – executivos e empresários.

Ciro parte do fato de que a retomada do setor depende inexoravelmente da possibilidade de que estas construtoras voltem a prestar serviços ao Estado. Da mesma forma, a medida não significaria o fechamento das portas às empreiteiras internacionais, mas permitir que esta competição se dê em isonomia de condições. A medida teria uma série de desdobramentos positivos, do ponto de vista econômico, social e estratégico.

Ciro quer evitar que a deterioração do setor se torne um fator de desequilíbrio do balanço de pagamentos. As empresas da construção não têm vocação , a não ser com apoio do BNDES. No entanto, os programas do banco para a exportação de serviços de engenharia estão adormecidos. Por fim, a maior razão de todas: o impacto que a recuperação desta indústria teria sobre as taxas de emprego. Nos últimos três anos pós-Lava Jato, o setor perdeu mais de 400 mil vagas.

#Ciro Gomes

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.

Rolar para cima