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Um contencioso na área de infraestrutura deverá cair no colo do próximo governo – seja ele quem for. Segundo o RR apurou, a Changi International, acionista majoritário da RioGaleão, contesta o valor proposto pela Anac a título de recomposição do contrato do aeroporto carioca. O grupo de Cingapura avalia, inclusive, entrar na Justiça caso não haja um acordo no âmbito administrativo.
A agência reguladora estipulou em R$ 428 milhões a cifra a que a concessionária tem direito por perdas sofridas em 2021 em decorrência da pandemia. A discordância da Changi em relação ao pagamento cria um a espécie de litígio em cascata. Isso porque o valor de recomposição das perdas em 2021 é fundamental para o cálculo da indenização a que a concessionária terá direito pela devolução da licença do Galeão, processo que se arrasta desde fevereiro.
Segundo fonte do setor, o grupo de Cingapura pede mais de R$ 1 bilhão pelos investimentos feitos no aeroporto. Ao todo, a concessionária, que tem ainda a Infraero como sócia minoritária (49%), desembolsou mais de R$ 2,5 bilhões. Ressalte-se que as tratativas com a Anac para a devolução da licença já se dão sob divergências desde a origem. A Changi exige recomposição sobre todo o período de duração do contrato, ou seja, de 2014 até o momento. A agência reguladora, no entanto, limitou o cálculo a 2021. Procurada pelo RTR, a RioGaleão não quis se manifestar.
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