Buscar
Warning: Undefined array key 0 in /home/relatorioreservado/www/wp-content/themes/relatorio-reservado/components/materia.php on line 12
Warning: Attempt to read property "cat_name" on null in /home/relatorioreservado/www/wp-content/themes/relatorio-reservado/components/materia.php on line 12
O RR apurou que a Cemig estuda vender de forma casada suas participações nas usinas de Belo Monte e Santo Antônio, duas das maiores hidrelétricas brasileiras. Para não variar, do outro lado da mesa só dá chinês. De acordo com a mesma fonte, a estatal mineira vem mantendo conversações com a State Power Investment Corporation (SPIC) e a Three Gorges.
Trata-se de uma reviravolta no plano de desmobilização de ativos da Cemig, que pode ter um razoável impacto sobre o tabuleiro do setor elétrico no país. A dupla aquisição dará ao comprador uma posição privilegiada no segmento de geração: juntas, Belo Monte e Santo Antônio respondem por aproximadamente 10% de toda a matriz hidrelétrica brasileira. A negociação tem tudo para ampliar também o peso chinês no setor: SPIC e Three Gorges já controlam cerca de 12% da capacidade de geração do sistema elétrico brasileiro.
Com Belo Monte e Santo Antônio nas mãos de uma das duas, essa participação se aproximaria dos 15%. A Cemig detém, respectivamente, 9,7% da Norte Energia, dona de Belo Monte, e 8,5% da Santo Antônio Energia. Estima-se que a venda conjunta possa atingir algo em torno de R$ 4 bilhões. Procurada pelo RR, a estatal mineira não quis se pronunciar.
Todos os direitos reservados 1966-2024.