Destaque

BYD acelera seus ônibus elétricos em São Paulo

  • 29/02/2024
    • Share

A chinesa BYD está em conversações com a Prefeitura de São Paulo para o que pode vir a ser um de seus maiores contratos no Brasil. Segundo o RR apurou, as tratativas envolvem o fornecimento de até 500 ônibus elétricos. Ressalte-se que essa é apenas a primeira etapa do programa de renovação da frota de transporte público de passageiros da capital paulista. A meta já anunciada pelo prefeito Ricardo Nunes é adquirir cerca de 2,5 mil veículos movidos a eletricidade até o fim deste ano – encomendas que devem totalizar mais de R$ 8 bilhões.

A BYD está muito bem-posicionada da disputa. Em parte, por ter largado na pole position: 18 ônibus elétricos produzidos pela companhia chinesa já circulam em São Paulo. A empresa tem um modelo feito sob medida para as condições de trânsito da cidade, os chassis D11B, com carroceria de até 22 metros. Some-se a isso a munição financeira que a BYD carrega no coldre. O grupo deverá contar com um financiamento do Banco da China para a venda dos veículos à Prefeitura de São Paulo. Procurada, a BYD não se pronunciou.

Uma vez confirmado, o fornecimento para a Prefeitura de São Paulo vai colocar ainda mais combustível na já aditivada operação da BYD no Brasil. De acordo com a fonte ouvida pelo RR, além do megaprojeto de R$ 3 bilhões para a produção de carros elétricos em Camaçari (BA), os chineses avaliam a expansão da sua fábrica de ônibus em Campinas, hoje com capacidade para a montagem de dois mil veículos/ano.

#BYD

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.