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BTG coloca concessões no Chile e na Bolívia sobre o balcão

  • 9/05/2023
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O BTG colocou à venda suas participações em concessões de infraestrutura no Chile e na Bolívia. No primeiro caso, o pacote engloba quatro rodovias, que somam aproximadamente 500 quilômetros: 40% da Valles del Desierto; 25% da Los Rios; e 50% na Autopista Interportuaria e na Variante Melipilla. Em território boliviano, por sua vez, o banco de André Esteves busca comprador para a sua fatia de 25% na Trenes Continentales, controladora da Red Oriental, uma das principais ferrovias do país, com cerca de 1,5 mil km. Todas essas participações estão penduradas em um fundo administrado pelo BTG Pactual Chile desde 2015. Procurado, o BTG não se pronunciou.  

Nos últimos anos, as cinco concessões passaram por solavancos. Seus resultados foram afetados pela pandemia e pela alta dos preços dos combustíveis. Como se não bastasse, a decisão do BTG de sair do negócio pode ser atribuída também ao momento de certa instabilidade institucional tanto no Chile quanto na Bolívia, ambas sob os governos de esquerda, respectivamente, de Gabriel Boric e Luiz Arce. Nos últimos meses, protestos da população com paralisação de meios de transporte têm se repetido nos dois países. No último mês de novembro, em um dos períodos de maior tensão no Chile, caminhoneiros bloquearam algumas das principais rodovias locais por dez dias. Na Bolívia, as maiores paralisações ocorreram em janeiro passado, notadamente na região de Santa Cruz de La Sierra.

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