Destaque
Brasil importa gado leiteiro para conter queda na produção e alta dos preços
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, está diretamente envolvido em negociações com o governo do Uruguai para a importação de gado leiteiro. Na área técnica da Pasta, há, inclusive, uma mobilização com o objetivo de agilizar os trâmites para a entrada dos animais no país. A medida entrou na pauta do governo devido à necessidade de o Brasil reequilibrar sua oferta de leite e, com isso, conter a alta dos preços ao consumidor final. No segundo trimestre deste ano, a captação do produto teve uma queda de 6% em relação a igual período em 2023.
Consequentemente, o valor pago na origem ao pecuarista acumula aumento em torno de 32% neste ano. Em alguns meses do ano, o leite tem aparecido no top three dos alimentos com maior pressão inflacionária.
O impacto dos extremos climáticos sobre o leite costuma ser menos visível, menos falado, mas nem por isso menos grave.
As enchentes do Rio Grande do Sul, por exemplo, tiveram um peso importante na redução da produção brasileira, devido à morte de animais. Somente no Vale do Taquari, importante região produtora, mais de três mil vacas leiteiras foram perdidas. Esse foi um problema circunstancial. Mas também questões de ordem estrutural ligadas ao clima. Dados da Embrapa mostram que o calor extremo faz uma vaca leiteira perder até 30% da sua produção.
#Carlos Fávaro
#Ministério da Agricultura