Aviso prévio no Conselho de Medicina

  • 25/02/2022
    • Share

O RR apurou que Mauro Ribeiro vai deixar a presidência do Conselho Federal de Medicina (CFM) até o dia 31 de março. Seu substituto será o atual diretor-tesoureiro da entidade, José Hiran da Silva Gallo. Procurado, o CFM confirmou a informação. A troca tem gerado controvérsias.

A entidade garante que Ribeiro e Gallo tinham um acordo, “com conhecimento do plenário”, para dividir o mandato – o primeiro entre outubro de 2019 e março de 2022; e o segundo, até setembro de 2024. Ainda segundo o CFM, a recente eleição de fevereiro “homologou esse encaminhamento.” Nos corredores da instituição, no entanto, circula outra versão, segundo um dos conselheiros informou ao RR.

A saída de Ribeiro teria se dado por pressão interna de diretores e membros do Conselho. Na lista de indiciados pela CPI da Covid, Ribeiro arrastou o Conselho de Medicina para uma crise institucional poucas vezes enfrentada pelo órgão. Com relação ao indiciamento, o CFM esclarece que “não define posicionamentos em função de interesses particulares de qualquer natureza, sejam ideológicos, políticos ou econômicos. Todos os seus membros, inclusive diretores, se pautam pelo respeito a parâmetros técnicos, científicos, legais e éticos”.

#Conselho Federal de Medicina #CPI da Covid

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.