Agronegócio

Alto endividamento é uma erva daninha no solo da AgroGalaxy

  • 23/08/2024
    • Share

A AgroGalaxy – uma das maiores distribuidoras de insumos agrícolas do Brasil, com faturamento de quase R$ 10 bilhões por ano – teria iniciado conversações com os bancos credores para a renegociação do seu passivo de curto prazo, da ordem de R$ 1,5 bilhão.

O nível de alavancagem da companhia está se tornando um fardo difícil de carregar. A relação dívida líquida/Ebitda bateu em 8,5 vezes no segundo trimestre deste ano. A situação já está passando do “desconfortável” para o preocupante.

A AgroGalaxy tem contratos de financiamento e empréstimos com covenants que preveem um endividamento de curto prazo igual ou inferior a 2,8 vezes o Ebitda. Ou seja: tecnicamente, esses credores já poderiam executar a dívida antecipadamente. Em tempo: o mercado vem punindo a AgroGalaxy da forma que melhor sabe fazer.

Somente neste ano, a companhia perdeu cerca de 65% do seu market cap. Consultada pelo RR, a AgroGalaxy disse que “os efeitos das mudanças que fez nos últimos meses, em busca de mais eficiência e agilidade, se tornaram mais evidentes no 2T24”.

A empresa afirmou ainda que “permanece dedicada em melhorar diariamente sua produtividade e eficiência operacional. Tais medidas são essenciais para enfrentar a volatilidade e os desafios do mercado.” Sobre a dívida e a negociação com os credores, nenhuma palavra

#AgroGalaxy

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.

Rolar para cima