A mídia não está só no enfrentamento a Bolsonaro

  • 15/06/2020
    • Share

Se havia dúvidas de que existe uma insustentabilidade de convivência entre os chefões da mídia e o presidente da República, Jair Bolsonaro, elas estão se dissipando com brevidade. Há uma escalada no nível de agressividade entre as partes. Os veículos do Grupo Folha, Estado de S. Paulo e Globo reagem ao adversário em seus noticiários, contra-atacando o governo.

Os editoriais e os títulos da Folha e do Estadão e a cobertura veemente da Globonews não deixam dúvida em relação à litigância. O pool de veículos de comunicação – exclusos a Record e SBT, aliados e beneficiados por Bolsonaro –, criado em função do descrédito dos números oficiais da pandemia, é mais um exemplo da dificuldade de convivência entre a mídia e o governo. A Globonews promoveu um webinar estimulando uma aliança de oposição – Ciro Gomes, FHC e Marina Silva.

Só faltou os políticos assinarem um acordo de frente ampla durante a transmissão. A imprensa está fazendo, ao mesmo tempo, jornalismo e a luta política. Jair Bolsonaro dá provas recorrentes de que pretende a terra arrasada. A criação do Ministério da Comunicação,  tendo como ministro nomeado o deputado federal Fábio Faria, genro do apresentador e empresário do Grupo SBT, Sílvio Santos, é, no mínimo, uma provocação. O RR aposta que as empresas de mídia não estão isoladas no seu bunker setorial.

Os chefões da comunicação conversam permanentemente entre si. O tema é um só: o que fazer com Bolsonaro? O RR tratou recentemente das articulações das elites – ver edição do último dia 9. Mas não confundam elites com mercado. O mercado não tem vergonha de ser conduzido por um beócio grosseirão. Para as elites, os episódios protagonizados pelo presidente em parcos um ano e alguns meses de gestão enojam. A reunião do dia 22 de abril foi o muro de Berlim. Mais dois anos e pouco, Bolsonaro terá emporcalhado o país. Duvida-se que isso vá sair tão barato para o presidente.

#Globonews #Grupo SBT #Jair Bolsonaro #Ministério da Comunicação

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.