Buscar
Acervo RR
A família Zaninotto, dona da Gimba – uma das maiores distribuidoras de artigos de escritório do Brasil -, foi dormir com um parceiro e acordou com um predador ao seu lado. Oito meses após fechar um acordo operacional com a empresa paulista, a norteamericana Office Depot tirou a máscara de aliado e estaria fazendo forte pressão para comprar o controle da Gimba. O grupo tem usado de todo o seu poderio financeiro para cercar os Zaninotto por todos os lados, inclusive com ofertas isoladas a alguns dos integrantes do clã, como forma de minar a unidade entre os acionistas. Embora não tenha lojas físicas, a Gimba é um ativo cobiçadíssimo. Controla mais de 60% das vendas de artigos de escritório no mercado corporativo. Fatura por ano mais de R$ 160 milhões. No tabuleiro da Office Depot, a empresa paulista é um pião estratégico, notadamente no que diz respeito a disputa particular com a conterrânea Staples. O grupo, que entrou no mercado brasileiro em 2005 com a compra da Officenet, vem tentando aumentar sua presença no país. Seu maior objetivo seria a compra da rede paulista Kalunga, o que lhe permitiria ultrapassar, com larga vantagem, a Office Depot por estas bandas. Procurada, a Gimba afirmou que sua relação com o grupo norte-americano “se trata apenas de uma parceria estratégica.”
Todos os direitos reservados 1966-2024.