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Será que o empresário Ricardo Salinas Pliego decidiu sair da toca no Brasil? Depois de seis anos de discretíssima atuação, o bilionário mexicano prepara seu maior passo no país. Pelas prateleiras do varejo nordestino circula a informação de que a Elektra, rede controlada por Salinas e instalada em Pernambuco desde 2008, negocia a compra da Laser Eletro. A operação giraria em torno dos R$ 700 milhões. Com a aquisição, a Elektra mais do que dobraria sua rede no Nordeste. Também sediada em Recife, a quase homônima Eletro reúne 107 lojas em seis estados da região, que somam um faturamento anual na casa dos R$ 800 milhões. Oficialmente, a empresa nega a venda do controle. Tão ou mais importante do que estes números é o simbolismo que cerca a operação. A aquisição da Laser Eletro funcionaria como uma espécie de atestado de que o grupo mexicano chegou ao Brasil para ficar. A promessa de Salinas de se instalar em todos os estados da região nunca saiu do papel – a operação da Elektra se restringe a Pernambuco. A pretensiosa meta de abrir 1,5 mil pontos de venda em uma década segue distante. Desde 2008, a companhia inaugurou apenas 90 unidades. O reduzido número de lojas e, sobretudo, as limitações geográficas não condizem com o porte da Elektra no México e muito menos em um setor cada vez mais marcado pela ditadura da escala. Além disso, outros fatores ajudaram a adensar a aura de enigmática em torno da companhia. Num mercado em que é preciso aparecer e se exibir em cada esquina, a Elektra é o que se pode chamar de uma empresa de hábitos noturnos. Diferentemente de suas concorrentes, gasta pouco em marketing e tem raras aparições na mídia. Nos últimos três anos, os dois maiores jornais de Pernambuco publicaram apenas três matérias sobre os planos de negócio da varejista. Em tempo: o adjetivo enigmático também se aplica ao outro protagonista deste enredo: Tzeng Uen. Originário de Taiwan, o fundador da Laser Eletro transformou uma pequena loja de eletrodomésticos de Recife em uma das principais varejistas do Nordeste. A exposição de Uen é inversamente proporcional ao crescimento de seus negócios. Contamse nos dedos das mãos as vezes em que o empresário apareceu em eventos públicos ou no noticiário. Mais pelo que guardam do que pelo que revelam, a Elektra e a Laser Eletro parecem ter sido feitas uma para a outra.
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