Hershey’s é uma passa azeda no panetone da Bauducco

  • 3/02/2016
    • Share

 A Hershey’s Brasil pretende dar um xeque-mate na Bauducco usando o panetone no lugar da rainha. O diretor geral da empresa norte-americana, Marcel Sacco, quer honrar a sua fama de bom jogador com uma operação de M&A capaz de provocar inveja nos enxadristas mais maquiavélicos dessa área. O xeque é simples e agressivo: um movimento em dois lances, por isso genial. No primeiro deles, a Hershey’s empurrou sua associação com a Bauducco para o desterro. O segundo lance, conforme apurou o RR, é abrir negociações para compra da companhia de panetones ainda neste semestre. A ameaça não é sutil: forçar o preço da empresa para baixo em função da perda de receita com a própria ruptura da joint venture. Os números podem descer ladeira se a aquisição não for fechada. Na partida, a Bauducco terá uma redução de um quarto do faturamento de R$ 2 bilhões e 20% do lucro de R$ 150 milhões. A Hershey’s promete sangrar progressivamente a antiga parceira, tomando mercados que estavam antes compartilhados.  A família Bauducco sempre poderia buscar um outro investidor para ajudar a suportar o tranco. Aliás tentou inú- meras vezes antes. Agora, contudo, a posição da Hershey’s no tabuleiro é quase invencível, inclusive, porque ela é o maior insider da Bauducco, além de deter a condição de piorar bastante as expectativas do negócio da ex-associada. A Hershey’s não ganha pouco com a operação. Incorporaria cinco fá- bricas – em São Paulo, Minas Gerais e Alagoas -, uma rede de distribuição nacional e a liderança absoluta nas vendas de panetones. A oferta da Hershey’s inclui troca de ações e pagamento em dinheiro, o que deverá diminuir a resistência da família à venda da Bauducco. Procurada, a Hershey’s assegura que não pretende comprar a ex-sócia e que a dissolução da joint venture ocorreu de forma amigável. Já a Bauducco preferiu o silêncio. Aparentemente, Sacco teria o tempo a seu favor. Cada mês de erosão do faturamento da Bauducco facilitaria a negociação. Ocorre que o executivo tem um panetone de cimento amarrado à sua cabeça. A Hershey’s aceitou o plano de desfazer a joint venture e comprar a Bauducco, mas exigiu da filial uma performance extraordinária. A ordem é triplicar a receita de R$ 300 milhões até 2019, com um crescimento anual de 25%. Sem a Bauducco, Sacco dificilmente atingirá a meta imposta pela matriz

#Bauducco #Hershey’s

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.