Azul e United cobiçam Avianca em fatias

  • 21/01/2019
    • Share

A Azul e a United Airlines estão conversando para destrinchar a Avianca e dividirem entre si os pedaços da companhia aérea. Há pouco mais de seis semanas as duas aerolíneas se reuniram em Nova York com os donos da Avianca, José Efromovich e German Efromovich. O encontro teve a tutela da United.

A ideia original da Azul, de David Neeleman, era ficar com a operação brasileira da Avianca por inteiro. A companhia norte-americana ajudaria a costurar a colcha de retalhos aéreos, aportando recursos na Avianca Colômbia, por meio de um fundo que já detém ações da empresa. Àquela altura, a aerolínea dos Efromovich ainda não tinha entrado em recuperação judicial, o que ocorreu em dezembro passado. De lá para cá, a situação piorou drasticamente.

Na quinta-feira passada, a Anac chegou a cancelar o registro de dez aeronaves Airbus A320, o equivalente a 20% da frota da Avianca. No dia seguinte, a medida foi suspensa depois que a companhia aérea fechou um acordo com a GE Capital Aviation Services, empresa de leasing proprietária dos aviões. Ainda assim, a companhia dos Efromovich corre o risco de perder outras aeronaves. A Avianca já está tendo que reacomodar seus passageiros em voos de outras empresas aéreas. David Neeleman, dono da Azul, trabalha para ficar com os slots da Avianca Brasil. É o que interessa. O resto, deixa quebrar…

#Avianca #Azul #United Airlines

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.