fbpx

Atenção!

As notícias abaixo são de edições passadas.

Para ter acesso ao nosso conteúdo exclusivo, assine o RR.

planos
assuntos

Trabalhadores Informais

06.04.20

No embate com Mandetta, Bolsonaro pode arriscar demais

Termômetro

POLÍTICA

No embate com Mandetta, Bolsonaro pode arriscar demais

 

O grande fato desta terça feira, na política, na saúde e mesmo na economia, será o resultado da quebra de braço entre o presidente Bolsonaro e o ministro Mandetta. A não ser que haja uma conciliação real – que parece inviável – nenhum cenário será positivo para o presidente.

Se Mandetta for demitido em meio a período decisivo no combate ao coronavírus, haverá uma pesada reação institucional, que envolveria o Congresso, o STF, o mercado e até parte do governo. As consequências seriam imprevisíveis. Afetariam a votação de medidas econômicas e não se pode descartar que voltem a ganhar corpo movimentações pelo impeachment.

Se Bolsonaro recuar, após a dimensão que o caso tomou, alimentará a impressão de que não tem poder para demitir o ministro e, consequentemente, de que não conseguirá determinar a política de saúde. Ficará, cada vez mais, a imagem de um presidente que não governa. É uma percepção que, por seu estilo, Bolsonaro dificilmente aceitará por muito tempo, ainda mais diante do embate lançado com o governador João Doria, que hoje ampliou até o dia 22 de abril a quarentena no estado.

INSTITUCIONAL

Calendário para trabalhadores informais

 

Expectativa é de que seja anunciado pelo governo federal, entre hoje e amanhã, o calendário de pagamento do voucher de R$ 600 para os trabalhadores formais e, sobretudo, os informais. Nesse último caso o formato para recebimento, através de um aplicativo, ainda parece muito incerto.

ECONOMIA

Curva do emprego e dados de fevereiro (no Brasil e nos EUA)

No Brasil, saem amanhã o Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) e o  Indicador Coincidente de Desemprego (ICD) de março, ambos da FGV. os índices, que já apresentaram curva negativa em fevereiro, devem aprofundar o recuo. Também nesta terça será divulgada a Pesquisa Mensal do Comércio (IBGE) de fevereiro. O número vai impactar a percepção sobre a tendência da economia pré coronavirus – o que pode ou não enfraquecer o discurso da equipe econômica e do presidente -, mas terá pouca influencia sobre projeções futuras.

No exterior, processo similar com o Número de Empregos criados em fevereiro (JOLT), nos EUA.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.