fbpx

Atenção!

As notícias abaixo são de edições passadas.

Para ter acesso ao nosso conteúdo exclusivo, assine o RR.

planos
01.07.20

MPF avança sobre Saint Gobain e Eternit

O MPF está montando uma “força-tarefa do amianto” – liderada pelo procurador-chefe do órgão em Brasília, Ubiratan Cazetta, e pelo procurador da República Roberto Vieira. O grupo vai apurar se a Saint-Gobain e a Sama Mineração, leia-se Eternit, estão cumprindo a condenação que sofreram em 2018. Há denúncias de que ambas vêm descumprindo termos da sentença proferida pelo juiz federal João Batista Junior.

Além de uma multa de R$ 31,4 milhões, Saint-Gobain e Sama foram obrigadas a reparar danos ambientais nos arredores da mina de amianto de Bom Jesus da Serra (BA). Procurada, a Saint Gobain informou que “não comenta processos judiciais em andamento”. A Sama, por sua vez, não se pronunciou. O pano de fundo é o imbroglio em torno do uso do mineral na produção de telhas e caixas d ́água no Brasil.

O STF baniu o amianto por conta de seus efeitos cancerígenos. A Saint Gobain abandonou a utilização da matéria-prima, embora ainda pague pelo passado. Já a Sama retomou a extração na mina de amianto de Minuaçu (GO), com base em lei estadual que confronta a decisão da Suprema Corte.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

01.02.17

Saint Gobain avança no Paraná

Mesmo com a crise no consumo – ou, talvez, por causa dela e da consequente depreciação dos ativos no varejo – a francesa Saint Gobain ensaia mais uma aquisição no mercado de material de construção. Menos de quatro meses após a compra da gaúcha Tumelero, avança sobre a paranaense Bem Viver. Trata-se de uma cooperativa que enfeixa 18 lojas no interior do estado. A Telhanorte, controlada pela Saint Gobain, pularia de apenas três para 21 pontos de venda no Paraná.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

06.10.15

Desconstrução

Os franceses da Saint Gobain vêm se contorcendo para não fechar nenhuma loja da Telhanorte. Está difícil.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

26.06.15

Saint Gobain

Os franceses da Saint-Gobain estão com a calculadora na mão, refazendo tudo que é conta. Com o PIB recuando 1%, não há santo que faça o grupo crescer 10%, como estava previsto. Se vier um terço, já estará de bom tamanho. A crise na construção civil levou de arrasto seus dois principais negócios: a fabricante de telhas Brasilit e a rede de material de construção Telhanorte.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.