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27.04.22

Especialidade da casa

O Advent estaria em conversações para a compra da operação do Makro no Brasil. Os valores sobre a mesa giram em torno de R$ 3 bilhões. O fundo norte-americano já tem um case de sucesso no varejo brasileiro: comprou o Walmart no país por cerca de R$ 2 bilhões e, três anos depois, vendeu a empresa por R$ 7,5 bilhões.

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14.09.20

De saída do Brasil?

O Makro tem recebido sondagens para a venda de suas 24 lojas em São Paulo, único estado onde o grupo holandês ainda atua no
Brasil. Um dos pretendentes ao negócio é o Advent, que comprou as operações do Walmart no país. No início deste ano, o Makro vendeu um pacote de 30 lojas para o Carrefour, deixando mercados importantes, como o Rio de Janeiro

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14.02.20

Advent vai às compras no Makro

O Advent entrou na disputa pelos ativos do Makro no Brasil. Tem como principal concorrente o Carrefour. As negociações seriam conduzidas em Nova York e contemplariam a possibilidade de fatiamento do grupo atacadista. O Makro estaria avaliado em quase R$ 6 bilhões. Em termos de ranking, a venda da operação da rede holandesa no Brasil não mexerá com as primeiras posições do setor, independentemente do modelo adotado – o faturamento do Makro no país gira em torno dos R$ 8 bilhões. No entanto, no caso do Advent, a aquisição teria um importante valor estratégico – mais até do que para o próprio Carrefour. Dona do Grupo Big, o antigo Walmart Brasil, a gestora norte-americana vislumbra a possibilidade de montar uma operação híbrida de varejo e atacado. A Advent é dona do Grupo Big, o ex-Walmart Brasil.

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20.08.19

Makro, enfim, digital

O Makro faz estudos para reativar a sua operação de e-commerce no Brasil. Com vendas apenas nas lojas físicas, a companhia é a mais analógica das redes varejistas e atacadistas do país.

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30.07.18

Makro de saída?

A decisão do Makro de entrar no segmento de “atacarejo”, após anos de resistência, deixou o Carrefour ouriçado. A medida é vista como uma antessala para a venda da empresa no Brasil.  A aposta dos franceses é que a holandesa SHV está deixando a casa mais atrativa para os pretendentes. O Carrefour está na primeira fila.

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19.04.18

A sina do Makro

Após uma rara visita do lucro, no balanço de 2016, o Makro voltou a operar no vermelho no Brasil. Trata-se de um mau presságio para o CEO da rede atacadista no país, Marcos Ambrosano, há pouco mais de um ano no cargo. Os holandeses costumam trocar de presidente no Brasil como quem muda de roupa. Ambrosano é o terceiro em três anos.

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24.07.17

Carrefour monta sua lista de compras pós-IPO

O IPO do Carrefour deverá desencadear uma movimentação das placas tectônicas do varejo brasileiro. A injeção de recursos associada à depreciação dos ativos forma a combinação perfeita para o grupo liderar um novo ciclo de
consolidação do setor. Aos olhos dos próprios franceses, há dois cavalos encilhados passando à sua frente: o Cencosud e o Makro.

Ambos têm em comum os maus resultados e a dificuldade de posicionamento no mercado brasileiro, fatores que parecem empurrá-los gradativamente para a porta de saída do país. A escolha da montaria ficaria por conta da estratégia de expansão dos franceses no Brasil. A compra dos ativos do chileno Cencosud daria ao Carrefour à possibilidade de ampliar sua atuação no varejo convencional e fortalecer sua presença em regiões
chave, especialmente Minas Gerais e no Rio de Janeiro – neste último, os franceses mantêm apenas cinco
lojas. Por sua vez, a eventual aquisição do Makro consolidaria o Atacadão como a grande operação de atacarejo do país, com um faturamento próximo dos R$ 40 bilhões, mais do que o dobro da receita do maior concorrente, o Assaí (R$ 15 bilhões).

Procurado, o Carrefour não comentou o assunto. Por sua vez, Makro e Cencosud negaram sua
saída do país. Está feito o registro. O que ambas não podem negar são as suas dificuldades no Brasil. Os dois grupos vêm em uma espiral de reestruturações, trocas de comando, ajustes no modelo de operação, sem conseguir converter tanto esforço e energia em rentabilidade. No caso dos holandeses, os prejuízos acumulados nos últimos três anos chegam à marca de R$ 100 milhões. O Cencosud teve um lucro de R$ 35 milhões em 2016, nada que apague a perda de R$ 550 milhões registrada no ano anterior.

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01.08.16

E-commerce

 Além do Carrefour, que anunciou seu retorno ao comércio eletrônico, o Makro iniciou estudos para lançar um portal de vendas na Internet. Não dá mais para suportar o custo de uma estrutura 100% dependente de lojas físicas. • Procurada pelo Relatório Reservado, a seguinte empresa não se pronunciou até o fechamento desta edição: Makro.

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01.03.16

Duplo chapéu

 Segundo informações filtradas junto ao Makro, Roger Laughlin, presidente da rede atacadista no Brasil, estaria cotado para assumir também o comando do grupo em sua terra natal, a Venezuela. Sua missão seria conduzir a venda dos ativos no país. O Makro garante que Laughlin permanecerá apenas à frente da filial brasileira. Está feito o registro.

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27.01.16

Vira-casaca

 David Poussier, que ficou apenas quatro meses na presidência do Makro no Brasil, teria sido sondado para assumir o comando do Assaí, a operação atacadista do Pão de Açúcar.

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