Automotivo

Inmetro estuda normas técnicas para a produção de carros elétricos

  • 21/09/2023
    • Share

O governo, ao que parece, começou a se mexer para acabar com uma zona cinzenta na cadeia de produção de veículos elétricos e híbridos no Brasil. O RR apurou que o Inmetro, vinculado ao Ministério da Indústria e Comércio, trabalha na elaboração de normas técnicas para motores e, sobretudo, equipamentos de recarga montados no país. Trata-se de uma cobrança da própria indústria automotiva e de fabricantes de componentes.

Por questões de segurança, há uma preocupação especial com o padrão, ou pior, a falta de padrão para as estações de recarregamento dos veículos – as baterias de lítio têm maior suscetibilidade ao superaquecimento, o que aumenta os riscos de incêndio.  Em contato com o RR, o Inmetro confirmou que “está atualmente com iniciativas em andamento para, no futuro próximo, contemplar de forma adequada as questões relacionadas com a regulamentação específica para carros elétricos”.

A falta de normas técnicas e de regras padronizadas de segurança para os equipamentos de recarga é um problema a mais para um negócio que ainda engatinha no Brasil. A rede de reabastecimento é um dos grandes gaps para o aumento da oferta de carros elétricos e híbridos no país. Faltam estações para o recarregamento de baterias. Em média, os demais países têm uma unidade para cada oito automóveis ou caminhões em circulação. No Brasil, essa relação é de um para 14.

#Ministério da Indústria e Comércio

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.