Atenção!
As notícias abaixo são de edições passadas.
Para ter acesso ao nosso conteúdo exclusivo, assine o RR.
planosConselho Monetário Nacional
Isonomia
O ministro Rogério Marinho articula junto ao Conselho Monetário Nacional um ajuste nas regras das linhas de crédito dos chamados fundos constitucionais. Marinho defende a redução dos juros dos financiamentos aos demais setores para níveis mais próximos aos do crédito rural. Hoje, os projetos agrícolas chegam a pagar metade das taxas cobradas a outras áreas.
Reforma tributária em 90 dias
Será instalada amanhã, a comissão mista com 15 deputados e 15 senadores que analisará a reforma tributária. A decisão foi tomada após reunião dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, com o ministro Paulo Guedes na manhã de hoje. As propostas do governo para a reforma serão encaminhadas à comissão, que terá três meses de duração, contando o período de recesso parlamentar.
Será papel da comissão conciliar as propostas sobre o tema que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado. Entre os pontos de discussão para unificação de propostas das duas Casas estão: unificação de impostos, ente responsável pela definição de alíquotas, imposto seletivo com alíquotas diferenciadas e incentivos e desonerações.
Com a criação da comissão mista no apagar das luzes de Natal do Congresso, Maia e Alcolumbre querem passar o recado de que os parlamentares poderão chegar a um consenso em relação à reforma tributária – algo que há 30 anos os governos tentam , mas sem sucesso.
Percepção do consumidor
Pesquisa global realizada pela Salesforce com 6.000 pessoas em nove países, incluindo o Brasil, revela que há uma lacuna entre o aumento das expectativas do consumidor e a experiência oferecida hoje pelos setores de saúde. De acordo com o estudo, 47% dos brasileiros acreditam que as empresas de assistência médica estão mais focadas em suas próprias necessidades e não nas do consumidor.
Os resultados divulgados hoje devem servir para balizar a conduta de seguradoras de saúde, empresas farmacêuticas e prestadores de serviços médicos e sugerem que o setor tem que colocar os pacientes no centro dos negócios.
Inflação
O Banco Central apresenta amanhã o Relatório Trimestral da Inflação (4Q). A previsão é que a instituição confirme a alta projetada anteriormente, com crescimento ainda tímido da economia – inflação acumulada de 3,8% e PIB de 1,10%. Carne e matérias-primas agropecuárias foram os principais responsáveis pela pressão inflacionária no período.
Também amanhã:
Conselho Monetário
Acontece a última reunião do ano do Conselho Monetário Nacional (CMN), do Banco Central. Na pauta de discussão, atividade econômica, nível de inflação e taxa de juros.
Finanças públicas
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga informe sobre finanças públicas do governo geral (federal, estadual e municipal) referentes a 2018. A partir dos dados do relatório será possível saber a real necessidade de financiamento do governo.
Sondagem da Indústria
Sai a prévia da Sondagem da Indústria de dezembro de 2019, do IBRE FGV que deve confirmar tendência de alta no Índice de Confiança da Indústria (ICI) registrada desde o mês passado.
Informações estratégicas
A Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados debaterá, em seminário em Porto Alegre (RS), o impacto das privatizações das estatais Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência), consideradas estratégicas por operar bancos de dados contendo informações de milhões brasileiros.
Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.
Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.