fbpx

Atenção!

As notícias abaixo são de edições passadas.

Para ter acesso ao nosso conteúdo exclusivo, assine o RR.

planos
assuntos

Conselho Econômico de Desenvolvimento Social

Relacionados

21.01.22

Jair Bolsonaro monta o seu “Conselhão” por um dia

O antigo “Conselhão” vai renascer. Apenas por um dia. Assessores palacianos de Jair Bolsonaro estudam convidar apoiadores do presidente das mais diversas áreas para discutir propostas que seriam incorporadas ao programa de governo para o segundo mandato. A ideia é reunir empresários, economistas, nomes da cultura, notadamente artistas, cientistas políticos, líderes sindicais, entre outros.

Seria um simulacro do Conselho Econômico de Desenvolvimento Social (CDES), criado no governo Lula e extinto em maio de 2019, no quinto de mês de mandato de Bolsonaro. Só que uma reedição em ato único, uma peça isolada com finalidade bem específica: criar um fato político capaz de alavancar a imagem do presidente.

Esse arremedo do “Conselhão” ajudaria a passar a ideia de que Bolsonaro não está isolado fora dos seus grotões. Na pior das hipóteses, a “bolha bolsonarista” seria maior do que se pensa. Há planos de que a reunião seja filmada e utilizada como peça de campanha. A questão que permeia as discussões entre os assessores palacianos é o timing para a convocação dos “notáveis” de Bolsonaro. Há quem defenda que esse “Conselhão” sob medida deveria ser reunido imediatamente, para estancar a percepção de que o presidente tem perdido apoios fora do seu eleitorado mais fiel.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.