fbpx

Atenção!

As notícias abaixo são de edições passadas.

Para ter acesso ao nosso conteúdo exclusivo, assine o RR.

planos
assuntos

Comissão de Constituição e Justiça do Senado

10.02.20

As chuvas em São Paulo: PSDB, governo federal e mudanças climáticas

Termômetro

O “caos” em São Paulo pelo efeito de fortes chuvas, que dominou completamente o noticiário de hoje, provocará, amanhã, desgaste para o PSDB de São Paulo – que governa o estado e a capital – e, consequentemente, para a posição nacional do partido.

Há expectativa acerca de posicionamento do governo federal, já que o governador João Dória se tornou um desafeto do presidente Bolsonaro.

Por outro lado, a sequência de chuvas com efeitos muito pesados nos últimos meses – Minas Gerais e Espírito Santo, agora São Paulo e, prevê-se, também no Rio – vai gerar associação com mudanças climáticas em escala global. O que levará a foco sobre política ambiental brasileira, regional e nacionalmente.

PEC no Senado e reformas

Audiência Pública amanhã, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, debaterá a  PEC 187/2019, através da qual o governo federal propõe a extinção de 248 fundos públicos que constituem cerca de R$ 220 bilhões do orçamento. O objetivo é “descarimbar” os recursos. Servirá como termômetro para o calendário de reformas do ministério da economia no primeiro semestre de 2020.

Fake News

A CPI das Fake News ouvirá, amanhã, funcionário da empresa de marketing digital Yacows, acusada de ter operado disparos em massa no whatsapp para a campanha eleitoral do presidente Bolsonaro, em 2018.

Não há indicação de que o depoimento venha a trazer informações bombásticas, mas levantará o tema na mídia – e pode atingir os filhos e apoiadores do presidente. Interessa, ainda, acompanhar as movimentações parlamentares, que sinalizarão para o equilíbrio de forças – e os limites – da CPI.

A embaixada em Israel

Especulações sobre a indicação do general Gerson Menandro Garcia como embaixador do Brasil em Israel alimentarão, amanhã, pauta sobre a transferência da embaixada para Jerusalém – e suas possíveis consequências para o comércio exterior.

O Copom e a safra 2019

A conferir, amanhã:

1) A Ata do Copom, que pode trazer sinais mais claros sobre  o diagnóstico do Banco Central acerca do ritmo da recuperação econômica, as pressões externas, a tendência de flutuação do dólar e a possibilidade de nova queda de juros em 2020;

2) O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de janeiro. Expectativa é de confirmação do crescimento na faixa de 3% da safra em 2019, puxado pelo milho e pela soja. Mas o número deve ficar abaixo do recorde de 2017.

Emprego e FED nos EUA

No exterior, destaque nesta terça feira para os números da Criação de Empregos nos EUA em dezembro, que deve trazer leve aumento, mantendo percepção de força da economia norte americana, em ano de eleição, e o discurso do presidente do FED, Jerome Powell, acerca do qual se espera indicação de estabilidade da taxa de juros.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.