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16.08.21

O Centrão não perdoa nada

Parlamentares do Centrão, notadamente da bancada nordestina, têm se queixado ao ministro Ciro Nogueira dos critérios do Ministério do Desenvolvimento para o repasse de verbas aos estados. A alegação é que a Pasta estaria servindo como instrumento político-eleitoral do próprio ministro Rogério Marinho. A futrica é alimentadas pelas especulações de que Marinho poderá concorrer ao Senado ou mesmo ao governo do Rio Grande do Norte em 2022. Um exemplo da ciumeira entre os parlamentares: a recente liberação de R$ 30 milhões em verbas para a CBTU. Do total, R$ 5 milhões aterrissaram em Recife; os outros R$ 25 milhões foram destinados ao sistema de trens urbanos de Natal, terra de Marinho. Procurado, o Ministério informou que “os repasses são realizados pelo Ministério à CBTU que, por sua vez, destina os recursos de acordo com a execução das obras em suas praças.”

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29.03.21

“Fundo partidário”

Em viagem ao Rio Grande do Norte, seu estado, na semana passada, o ministro Rogério Marinho levou boas novas. Garantiu a autoridades locais que não faltarão recursos federais para a construção da linha branca do sistema de trens de Natal. Cerca de R$ 60 milhões sairão do orçamento da Codevasf e da CBTU. Seus desafetos políticos dizem que o “ministro gastador” (Apud Paulo Guedes) já está em campanha: Marinho é apontado como possível candidato ao Senado pelo Rio Grande do Norte em 2022.

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22.01.21

Que trem é esse?

O TCU está analisando com lupa investimentos da CBTU aprovados pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos no fim de 2020. A questão é saber a urgência dos desembolsos tratando-se de uma empresa que o governo pretende privatizar ainda neste ano. Em tempo: os projetos aprovados são no Rio Grande do Norte, estado do ministro Rogério Marinho.

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08.01.21

Dois em um

A secretária do PPI, Martha Seiller, cogita embrulhar as privatizações da CBTU e da Trensurb, os trens urbanos de Porto Alegre, em um só pacote.

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30.08.19

O dilema da CBTU

O governo ainda hesita em relação ao modelo de venda da CBTU, uma das 17 privatizações previstas no PPI. Investidores do setor têm demonstrado inapetência diante do esquartejamento da empresa por cidades. Na CBTU há filé mignon, como a operação de trens urbanos de Belo Horizonte, e carne de pescoço, como os deficitários sistemas ferroviários de Natal e João Pessoa.

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