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10.10.19

O maquinista de fato

Na prática, todos na ANTT já se reportam ao novo diretor Davi Barreto, próximo ao ministro Tarcisio Freitas, como o nº 1 da agência. Citado em denúncias de corrupção, o presidente, Mario Rodrigues Junior, virou uma placa no acostamento.

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03.09.19

Um trem que não passa

Rubens Ometto, apoiador de primeira hora de Jair Bolsonaro, anda amuado. Oito meses se passaram e nada do governo autorizar a renovação da concessão da Malha Paulista, pertencente à Rumo. O pedido foi aprovado pela ANTT há um ano.

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05.08.19

O “Tarcísio da ANTT”

Homem de confiança do ministro Tarcisio Freitas, o novo diretor da ANTT Davi Barreto entrou como um trem-bala na agência reguladora. Está revendo processos de compliance e vasculhando antigos contratos. Quem olha nem lembra que Barreto tem um superior hierárquico, o diretor-geral da ANTT, Mario Rodrigues Junior, citado em denúncias de corrupção.

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24.07.19

Pacote Toffoli

O breque do ministro Dias Toffoli nas investigações amparadas em relatórios do Coaf pode dar uma sobrevida ao diretor-geral da ANTT, Mario Rodrigues Junior. Rodrigues é suspeito de ter recebido supostos pagamentos irregulares da Triunfo Iesa Infraestrutura, que presta serviços à estatal Valec. Os depósitos teriam sido feitos em uma empresa pertencente a ele e sua esposa. Ocorre que as apurações se baseiam em dados sigilosos do Coaf. Ou seja: voltou tudo à estaca zero.

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19.07.19

Triunfo pega a estrada para a Justiça

A Triunfo está entrando na Justiça contra a União e a ANTT. O grupo exige a suspensão das multas aplicadas à Concebra, sua controlada, e a revisão do contrato de concessão, com a flexibilização dos investimentos fixados no edital. A empresa administra cerca de mil quilômetros em trechos das BR-060, 153 e 262. A Triunfo segue, assim, os passos de Odebrecht, Invepar e CCR, que fazem parte da chamada “geração 2013”. São empresas que arremataram o problemático pacote de ativos rodoviários leiloado pelo governo Dilma naquele ano e entraram na Justiça. No fundo, o que todos querem mesmo é devolver as concessões à União. Talvez o ministro Tarcísio Freitas, que dá nó em pingo d´água, tenha uma solução.

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15.07.19

O nome de Tarcisio Freitas para a ANTT

A chegada de Davi Barreto à diretoria da ANTT é vista na própria agência como um rito de passagem. Barreto estaria sendo preparado pelo ministro Tarcisio Freitas, para assumir o comando do órgão regulador no lugar de Mario Rodrigues Junior. Herança da era Temer, Rodrigues foi alvo de uma operação da PF, em abril, suspeito de participar de um esquema de superfaturamento de tarifas de pedágio em três estados.

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24.04.19

Autoajuda

De acordo com informações filtradas da própria ANTT, a BR-163, da CCR, vai puxar a fila de cassações de concessões rodoviárias que não cumpriram os investimentos. Procurada, a Agência disse que “todos os descumprimentos estão sendo apurados” e “não há como afirmar a ordem” das cassações.

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26.03.19

Valerianas

A CPI de Brumadinho vai despachar uma comitiva de deputados para a região do Alto São Francisco, com o objetivo de averiguar o impacto do rompimento da barragem da Vale na região. Os parlamentares deverão ser escoltados por técnicos da Fundação SOS Mata Atlântica. Tudo, claro, com o devido barulho na mídia.

Por falar em Vale, todas as atenções da companhia estarão voltadas para a ANTT. A diretoria da agência deverá decidir hoje sobre o pedido de renovação antecipada da concessão da ferrovia Vitória- Minas. A negociação sobre a mesa envolve a extensão da licença até 2057, em troca da construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste.

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18.02.19

Fusão cenográfica

Há um quê de tiro de festim no plano de fusão da ANTT e da Antaq anunciado pelo governo. Os esboços feitos no Ministério da Infraestrutura mostram que, na prática, os respectivos corpos técnicos das duas agências continuarão existindo dentro de uma única casca. A fusão para valer ficará praticamente restrita à formação de um único Conselho Diretor.

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30.08.18

Rodovia da discórdia

A Triunfo teria iniciado entendimentos com a ANTT e a Casa Civil para a devolução da Concebra, que liga Brasília a Betim (MG). “Entendimentos” é forma de dizer. Em seus últimos quilômetros, o governo não está disposto a assumir esse pepino.

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