Infraestrutura

Exportadores brasileiros, preparem o bolso

  • 5/12/2024
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Em meio às tratativas para um acordo com a União Europeia, surge um novo ponto de fricção dentro do Mercosul. “Novo” em termos. Segundo informações que circulam no Itamaraty, a Argentina vai retomar, a partir de fevereiro de 2025, a cobrança de pedágio a todas as embarcações que trafegam pela hidrovia Paraná-Paraguai dentro do seu território. Do lado do Brasil, a medida afeta os exportadores notadamente de grãos e de minério ferro, principais produtos escoados pelo corredor logístico. A futura taxa será de US$ 1,20 por tonelada de carga bruta. Trata-se de um valor inferior ao fixado pelo governo argentino no segundo semestre de 2023 (US$ 1,47). Ainda assim, é quase certo que a volta da derrama mais uma vez provocará atritos multilaterais. No ano passado, após meses de imbróglio, a Argentina suspendeu a cobrança por pressão do Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Os argentinos alegam que o tributo é necessário para investimentos na dragagem da hidrovia, do Norte de Santa Fé até a confluência com o Rio Paraná. Os demais países entendem que a taxação fere acordos firmados no âmbito do Mercosul.

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