Honda Brasil atropela Honda Argentina

  • 8/12/2014
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Não se trata de espírito de porco ou de querer o mal da própria família. Mas a direção da Honda no Brasil já vislumbra a oportunidade de avançar centenas de quilômetros no mercado sul-americano no rastro da forte crise que assola a indústria automobilística argentina e, em particular, a subsidiária do grupo. O comando da filial brasileira trabalha com a informação de que nos próximos meses a Honda Argentina fará novas paralisações em suas duas fábricas localizadas nas cidades de Campana e Florencia Varela, na região metropolitana de Buenos Aires. A produção nas duas plantas ficou paralisada por 30 dias entre os meses de junho e julho. Há a expectativa até mesmo de que uma das unidades venha a ser temporariamente desativada. Neste caso, o que é um limão dos mais azedos para a Honda Argentina pode ser uma doce limonada para a Honda Brasil. Desde já, a Honda Brasil enxerga a possibilidade de ocupar o espaço deixado pela hermana portenha, menos até no combalido mercado argentino, mas principalmente nos demais países da região. Um exemplo emblemático é o modelo City, uma das grandes apostas comerciais da montadora japonesa para o mercado sul-americano. A fábrica de Campana exporta significativos volumes do veículo para Chile e Uruguai – por quase dois anos, chegou a abastecer o próprio mercado brasileiro, até que o automóvel começasse a ser produzido na planta de Sumaré (SP). A Honda Brasil quer aproveitar o vácuo e assumir o fornecimento a outros países do Mercosul. Não custa lembrar que a fábrica de Sumaré está prestes a lançar a nova versão do City, projeto que consumiu mais de US$ 100 milhões em investimentos. O aumento das exportações do veículo viria em ótima hora, como forma de compensar a queda das vendas no mercado brasileiro.

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