Casino conta cada nota do troco reservado para o Makro

  • 24/11/2014
    • Share

Para o Casino não há meio termo: ou o Pão de Açúcar deslancha sua operação no comércio atacadista ou, então, é melhor deixar de vez o segmento. Por ora, os franceses empenham- se pela primeira opção. O grupo prepara um plano de expansão da rede Assaí, que hoje está atrás de suas principais concorrentes: Atacadão/Carrefour e Makro. O projeto prevê o desembolso de R$ 1 bilhão para a abertura de 30 lojas até o fim de 2015. O Pão de Açúcar vai dar prioridade a estados onde a bandeira ainda não está presente, notadamente no Nordeste e no Centro-Oeste. Com as inaugurações, a rede vai romper a barreira de cem pontos de venda no país. A retomada dos franceses soa como um mea culpa. Ao dar prioridade a  reestruturação das operações de super e hipermercados no país, o Casino acabou relegando a divisão atacadista ao segundo plano. O Assaí acabou perdendo terreno tanto para o Atacadão quanto para o Makro. O terceiro lugar no comércio atacadista significa a lanterna entre as grandes do setor. No caso específico da rede holandesa, a situação de desvantagem do Pão de Açúcar causa ainda mais perplexidade por conta dos notórios problemas de crescimento do grupo no mercado brasileiro. O Assaí tem mais lojas do que o Makro – 81 a 78 – e, ainda assim, fatura cerca de US$ 400 milhões a menos do que a concorrente. Com as novas lojas, a rede deverá ultrapassar a marca de US$ 3,5 bilhões de receita por ano, enfim superando o Makro. Encostar no Atacadão já é uma tarefa mais complexa. O braço atacadista do Carrefour soma mais de US$ 5 bilhões em vendas anuais.

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.