Atenção!

As notícias abaixo são de edições passadas.

Para ter acesso ao nosso conteúdo exclusivo, assine o RR.

planos
29.05.17
ED. 5628

Brigas de condomínio

Mesmo no apocalipse, ou talvez por causa dele, Brasília não perde de vista seus interesses mais paroquiais. Dois exemplos dessas miudezas:

_________

Na semana passada, o Palácio do Planalto decidiu, às pressas, fatiar a Suframa entre o PSD, de Gilberto Kassab, e o PRB, partidos que têm votado com o governo no Congresso. Dias antes, já havia exonerado Rebecca Garcia da superintendência da Zona Franca de Manaus. A razão? Ela foi indicada para o cargo pelo senador Eduardo Braga, que faz parte da ala fugidia do PMDB.

________

O deputado Jovair Arantes, um dos líderes da bancarada ruralista, briga para manter Francisco Bezerra na presidência da Conab. O ministro Blairo Maggi quer arrastar o cargo para a sua cota.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

18.04.17
ED. 5601

MP das concessões descarrila no Congresso

Além da maior de todas, a reforma da Previdência, o governo está perdendo outras batalhas no Congresso. É o caso da Medida Provisória que autoriza a renovação antecipada de concessões, notadamente ferroviárias e rodoviárias. Os presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Eunício de Oliveira, têm sido pressionados pela bancada ruralista a tirar o projeto da pauta de votação enquanto não for feita uma série de mudanças no texto original. Os insurretos são liderados pelo senador Ronaldo Caiado e pelo deputado Jovair Arantes, dois aliados escorregadios do governo Temer. Entre outras questões, os ruralistas exigem um percentual mínimo obrigatório para que as operadoras ferroviárias concedam direito de passagem em sua malha a outras concessionárias. Devem emplacar essa e outras imposições. O governo precisa votar o projeto até 3 de maio. Caso contrário, a MP caduca.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

O deputado Jovair Arantes tem o apoio do presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, para assumir o Ministério dos Esportes. Qual o espanto? Se Edison Lobão pode comandar a Comissão de Constituição e Justiça do Senado, o enrascado Del Nero pode muito bem emplacar o novo ministro.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

13.01.17
ED. 5538

Apoio a distância

Diretamente do cárcere, Eduardo Cunha tem se empenhado em caçar votos para a candidatura de Jovair Arantes (PTB-GO) à presidência da Câmara dos Deputados. Pelo menos é o que a campanha de Rodrigo Maia faz questão de espalhar entre os congressistas.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

03.01.17
ED. 5530

Terra estrangeira

Tão logo o Legislativo retome suas atividades, a Câmara dos Deputados deverá votar o projeto de lei que flexibiliza as regras para a venda de terras ao capital estrangeiro. Um dos líderes da bancada ruralista, o deputado Jovair Arantes (PTB-GO) não perde um minuto: em pleno recesso parlamentar tem feito uma série de articulações para garantir o apoio em massa de seus pares à proposta. Na tarefa, tem contado com a colaboração do deputado Newton Cardoso Junior (PMDB-MG). A família, aliás, tem vários investimentos no agronegócio, a começar pelo patriarca, o ex-governador Newton Cardoso.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

03.11.16
ED. 5488

“Centrão do B”

 Jovair Arantes (PTB-GO) e Rogério Rosso (PSD-DF) dizem ter mais de 200 deputados contrários à manobra para a mudança no regimento da Câmara e a consequente candidatura de Rodrigo Maia à reeleição. Mas a coalizão entre ambos tem data de validade: derrotado o “risco Maia”, no dia seguinte Jovair e Rosso se engalfinham para ser o candidato do Planalto à presidência da Câmara.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

29.08.16
ED. 5443

Homem do campo

 Jovair Arantes (PTB-GO) já está em campanha para a eleição à presidência da Câmara, em fevereiro. Tem organizado diversos encontros com a forte bancada ruralista.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

16.05.16
ED. 5369

Cunha não para

 Eduardo Cunha articula 24 horas por dia para que André Moura (PSC-SE), um de seus mais fiéis aliados, seja o novo líder do governo na Câmara. De quebra, trata de manter em alta a “candidatura” de Jovair Arantes (PTB-GO) para o seu lugar caso seja definitivamente afastado da presidência da Casa.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

28.04.16
ED. 5357

Bancada da bola chuta todas para escanteio

 A bancada da bola tem suado a camisa como nunca. Como se não bastasse o esforço para esvaziar duas CPIs simultâneas – a do Futebol, no Senado, e a da Máfia do Futebol, na Câmara –, seus componentes já saíram a campo em uma nova missão: chutar para o mato o projeto de lei apresentado na semana passada pelo deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) que prevê a criação das Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs). A zaga parlamentar é composta pelos deputados Jovair Arantes (PTB-GO), relator do processo de impeachment de Dilma Rousseff e ex-dirigente do Atlético-GO, Marcus Vicente (PP-ES), ex-presidente interino da CBF, e Vicente Candido, que acumula o mandato com o posto de diretor de assuntos internacionais da Confederação. Não estão sozinhos. Além da própria CBF, um grande clube do Rio e outro de São Paulo, este último com raízes fincadas no Congresso, já trabalham contra o projeto.  O projeto de lei de Otavio Leite abre caminho para que os clubes captem recursos em bolsa com a emissão de ações das SAFs, uma espécie de sociedade de propósito específico que abrigaria investidores e parceiros. Em tese, uma ideia que pode dar samba. Mas, como se sabe, o que é bom para o futebol nem sempre – ou quase nunca – é bom para a cartolada. Os dirigentes enxergam na proposta o risco de perder espaço e poder.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.